No CAPP, os adolescentes aprendem uma profissão, com orientação preparatória para o mercado de trabalho, cursando , além do acompanhamento em Português e Matemática, Oficinas Pré-profissionalizantes. A maior parte dos recursos financeiros que sustentam o CAPP vem de doações da comunidade, mas também, se obtêm recursos com a venda dos produtos fabricados nas oficinas, especialmente dos artefatos de cimento. Vejam abaixo o que as crianças fazem aqui na nossa instituição.

Escolinha de Futebol
Atelier de Artes
Atelier de Bordado e Materiais Recicláveis
Ensino Religioso
Oficina de Jardinagem e Hortifruti
Oficina Musical
Percussão
Informática
Sala do Conto
Brinquedoteca
Biblioteca
Oficina de Artesanato de Madeira
Oficinas Pré-profissionalizantes


Escolinha de Futebol

       A implantação da escolinha do futebol no CAPP visa motivar as crianças e adolescentes, nas faixas etárias de 06 a 15 anos, a praticarem esporte e, num contexto geral, a socialização, o respeito ao outro e, diante de vitórias ou derrotas, o sentido de equipe, que são fatores considerados primordiais no desenvolvimento social. Os problemas resultantes da desestrutura da sociedade atinge os conceitos familiares e a escolinha tem, no seu aspecto motivador, trabalhar esses fatores a fim de alcançarmos a socialização, sem destruir a individualidade e auto-estima de cada assistido. A estratégia é atraí-los pela maneira que se aplica o ensinamento do futebol, descobrindo, qualificando e capacitando. Cada educando terá oportunidade de mostrar a sua qualidade. Porém, a conscientização acerca da realidade do mundo “futebolístico” deve ser feita de maneira incontestável: a formação do Homem é a grande prioridade da instituição, e caso seja feita realmente a escolha dessa carreira por parte do assistido, realiza-se uma avaliação, seguida de um trabalho específico de preparação e posterior encaminhamento.

Atelier de Artes

      Aqui o aluno aprende a desenhar, pintar e fazer esculturas em argila. É uma atividade onde os pequenos artistas começam a descobrir e a desenvolver os dons artísticos, refletir sobre a própria produção e a dos colegas. Temos o cuidado de limitar o número de alunos por vez na sala, para que eles tenham um bom desenvolvimento e acompanhamento mais próximo por parte do professor.
      Na aula de Artes, os alunos aprendem conceitos de estereótipos, a diferença entre desenhos de concentração e observação, trabalhar com as cores, uso de tintas e pincéis e o manuseio de argila. Entre tantos benefícios que se notam no trabalho em artes, podem-se destacar o desenvolvimento dos sensos crítico e estético, da curiosidade, da auto-estima e da criatividade, valores estes que influem intimamente para uma melhora acentuada no desempenho acadêmico dos assistidos.

Atelier de Bordado e Materiais Recicláveis

      Trabalhos artísticos manuais com artes como o bordado ou o crochê existem há mais de três mil anos e, passado de geração em geração, se tornou ao longo da história umas artes cuja tradição familiar está mais inserida e por isso é uma das mais efetivas maneiras de se trabalhar a socialização das crianças. Além de trazer o aluno para um meio social onde ele pode se inserir na sociedade, inclusive gerando renda, criando e vendendo peças decorativas, esse tipo de atividade faz com que o aluno desenvolva habilidades como, por exemplo, o raciocínio em operações fundamentais matemáticas, como ampliar, inverter, aumentar, comparar, medir e relacionar vários conteúdos e a psicomotricidade, como esquerda, direita e para cima ou para baixo; elevando a auto-estima das alunas, assim como seu bem estar, confiança, disciplina e persistência.
      É também realizado no CAPP um trabalho com materiais recicláveis, que leva o aluno a se conscientizar acerca da necessidade de preservar recursos naturais não renováveis, da fauna e da flora. Criar objetos com material reciclado, leva a criança a cuidar do planeta, diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reutilizados, além de também estimular a coordenação motora, a organização, a percepção visual e tátil, na medida em que se tem a oportunidade de trabalhar com materiais de diferentes formas, transformando-os em algo novo e bonito

Ensino Religioso

      As aulas de Educação Religiosa no CAPP vêm proporcionar às crianças e adolescentes um encontro pessoal com Deus através de uma profunda intimidade com seu filho Jesus que nos revela um Pai misericordioso e amoroso. Por isso, buscamos despertar em cada aluno um entusiasmo para a vida, seguindo os ensinamentos do próprio Cristo, que nos pede que “amemo-nos uns aos outros”. É nesse clima de amor e amizade que queremos preparar cada criança e adolescente para os desafios da vida, tendo como base os valores do reino de Deus: amor, paz, justiça e solidariedade, tudo isso sendo celebrado num ambiente de oração e profunda amizade, para que cada um, ao sair, possa viver os desafios do mundo à luz da Palavra de Deus.

Oficina de Jardinagem e Hortifruti

      A oficina de jardinagem constitui um espaço que vem complementar as aulas no ensino regular, capacitando os alunos a manusear os instrumentos e ferramentas, planejar e executar programas jardinagem e hortifruti nas atividades cotidianas.
      Na nossa horta, os alunos aprendem a cultivar variados tipos de verduras e legumes, o que contribuirá para multiplicação dos conceitos de qualidade de vida, proporcionando uma refeição mais saudável, uma vez que a salada traz um enriquecimento nutritivo na refeição. Os alunos adquirem consciência da importância de uma alimentação saudável, observando a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições.
      O resultado final é sempre gratificante, pois uma boa parte do que é consumido pelos alunos vem da nossa horta, enriquecendo as refeições e dando aos alunos a oportunidade real de ver “os frutos” do trabalho que eles mesmos realizaram, desde o preparo da terra, passando pelo plantio, o cuidado no cultivo, até a colheita e preparo para o consumo.

Oficina Musical

      A música também dá um “tom” todo especial ao CAPP. Montamos um pequeno coral que muito entusiasma a entidade. Em nosso repertório apresentamos músicas dos grandes compositores Brasileiros, músicas católicas e Gospel e músicas Gospel que tocam o coração de quem as escuta.
      Ela nos ensina que só com grande dedicação, ensaios e perseverança e que transformamos nossas dificuldades em desafios conquistados. Este é o nosso “tom” especial. Ao estimular a criatividade e descontrair o ambiente, a música provoca uma expressão corporal espontânea, que pode ser aproveitada pela criança para o desenvolvimento e a consciência do próprio corpo. Através das letras cantadas queremos que nossa mensagem chegue aos ouvidos de todas as pessoas e transforme em suave melodia sua vida.

Percussão

      Um dos grandes atrativos do CAPP, a percussão tornou-se uma das oficinas mais queridas entre os alunos, pois apesar de recente, vem sendo alvo de muitos elogios por parte da comunidade. Iniciou-se com latas e tambores de óleo recicladas e hoje tem seu instrumental quase completo.
      A idéia de usar latas veio quando a instituição não possuía instrumentos e foi nas latas trazidas de casa pelos próprios alunos, que começaram a tocar. O aprendizado dos alunos a partir daí deu-se de forma muito rápida, o que chamou a atenção de um dos irmãos do CAPP, o Irmão Maurice, e através dele o CAPP conseguiu a verba necessária para a compra dos instrumentos. Agora, a fanfarra do CAPP está montada e sob a coordenação do Irmão Paulo Maurício e assistência da banda 12º Batalhão de Polícia de Minas Gerais, os alunos têm aulas de percussão, tendo contato com os mais variados ritmos, sejam eles modernos ou até mesmo relativos à nossa origem africana.

Informática

      O CAPP conta também com um moderno Telecentro Digital, resultado do apoio direto do Banco do Brasil, da Camargo Correa e de Furnas Centrais Elétricas para o desenvolvimento social de nossas crianças. A nossa Sala de informática tem por objetivo reduzir a exclusão digital, por meio de acesso dos alunos às novas tecnologias da informação e da comunicação.
      A sala tem capacidade para atender mais de 300 crianças por semana, pois conta com 20 computadores e um servidor, além de um projetor e impressora, doados pela comunidade, e são voltados ao aprendizado dos diversos programas de uso em áreas profissionais, como os aplicativos do Office, além de Corel Draw, Photoshop, e acesso a Internet, para realização de pesquisas e trabalhos escolares. A intenção é de no futuro atender, além de nossos alunos, os nossos funcionários e até a comunidade!

Sala do conto

      “Era uma vez...” tem sido a senha para se entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Porque ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, nossas atitudes e escolhas pois falam de dor, luta, compreensão, compaixão, solidariedade,esperança e vitória. Histórias: verdadeiro tesouro que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso.
      A instituição pretende, com esse projeto, uma socialização entre as crianças adquirindo, assim, responsabilidade, cooperação, respeito e solidariedade. Estimulando o desejo de ler, favorecendo a compreenção das formas de expressão oral, escrita e a sequencia narrativa dos fatos. Auxiliando no fazer pedagógico das outras atividades do CAPP, além de propiciar aos alunos um momento de descontração e prazer.

Brinquedoteca

      Lembremos-nos de que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender. Um ensaio para a realidade, Uma necessidade vital para os pequenos, na medida em que, é brincando que “a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades”. Portanto, diz-se que “brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano”.
      Por isso no CAPP existe o espaço Brinquedoteca, aonde todas as crianças vão chegando para brincar, para resgatar brincadeiras e para compartilhar momentos de alegria. A Brinquedoteca possibilita a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo, sobretudo, às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo. Pelas definições acima, vê-se que as Brinquedotecas são essenciais às crianças, como forma de apreensão da realidade que as circunda. As coisas do mundo real podem ser-lhes apresentadas de diversas formas, como no desenho próprio, na escultura, na colagem, na música, na dramatização, na mímica, na dança, na leitura, entre outras. O que deve ser encorajado pelos técnicos em recreação infantil com relação aos menores é a capacidade de criação dos mesmos, ao se comunicarem e se expressarem livremente.

Biblioteca

      A biblioteca, termo corriqueiramente usado e tão presente no dia a dia da escola representa muito mais do que um espaço que abriga livros, registros e documentos. Atravéz de uma visão mais aguçada podemos descrevê-la como: Unidade de informação, Centro de Informação, Centro de documentação; dentre outras denominações, o que sem dúvida, amplia muito sua área de atuação.
      Aqui no CAPP, temos uma biblioteca, de acervo relativamente pequeno, mais que atende muito bem as crianças, tanto no campo de pesquisa, quanto na leitura de um modo geral.
      Como elemento de apoio, foram desenvolvidas atividades como a Aula do Conto, para o Ensino Fundamental I, onde as crianças se sentem motivadas e entusiasmadas para a leitura e o “Reconto” das histórias lidas pelas crianças também é um ponto alto, pois envolve interação, socialização e tantos outros benefícios para atividades executadas em grupo.
      Para manter essa máquina funcionando harmoniosamente é necessário planejamento e organização. Contamos, felizmente, com a conscientização dos usuários no que se refere ao cumprimento e normas quanto ao empréstimo e devolução dos livros, proporcionando assim uma circulação eficiente do acervo.
      A conservação dos livros também é importante: livros em bom estado asseguram a continuidade do processo. Neste caso, zelo e cuidado são elementos essenciais.
      O trabalho na biblioteca é sério, produtivo e gratificante, pois temos observado que o nosso objetivo maior vem sendo alcançado dia após dia, atendendo às necessidades de nossos alunos e professores.

Oficina de Artesanato de Madeira

      Alegria de aprender a medir, serrar, lixar, montar, pintar diversos pequenos objetos de madeira, estéticos, utilitários ou brinquedos.
      Alegria de praticar a criatividade a partir de muitos modelos apresentados;
      Alegria de descobrir os segredos de máquinas elétricas simples como furadeira, tico-tico, lixadeira, pyrógrafo;
      Alegria de criar harmonia das cores, usando as pinturas escolhidas;
      Alegria da ajuda mútua no decorrer do trabalho;
      Alegria de levar em casa objetos bonitos construídos na oficina.
      A oficina de artesanato-madeira pode ser uma escola de desenvolvimento da atenção, da precisão, da criatividade, da perseverança, do respeito pela matéria prima utilizada e pelas ferramentas como uma escola que precede uma aprendizagem pré-profissional.

Oficinas Pré-profissionalizantes

      Os alunos do CAPP, a partir de 14 anos, entram num processo de orientação profissional, pois, apesar de parecer cedo para decidirem sobre seu futuro profissional, eles já vão tendo contato e aprendendo a ter responsabilidade em relação a uma profissão que futuramente servirá de base para uma vida digna e mais cidadã. É por isso que o CAPP tenta oferecer opções para orientá-los. Assim os alunos podem fazer vários estágios em oficinas, seja no CAPP, seja em oficinas da cidade.
      No CAPP, eles podem receber noções básicas de cada oficina:

       - No Laboratório de Eletricidade, eles têm noções básicas de eletricidade para despertar uma vocação de eletricista instalador predial;
       - Na Marcenaria, eles recebem noções básicas do trabalho de marcenaria fazendo a escola de máquina da profissão com as noções de segurança. Fazendo móveis rústicos, eles aprendem como montar os móveis e recebem noções de acabamento;
       - Na Serralheria, eles recebem noções básicas de solda com dicas de segurança e de montagem dos trabalhos realizados para o CAPP ou clientes;
       - Na Automecânica, eles acompanham o profissional do ramo para ter noções de mecânica de automóveis esperando ter noções de eletricidade de automóvel;
       - Na Costura, as meninas são treinadas a praticar as máquinas do local: a reta, a overlock, a galoneira... Para poder entrar no mundo do trabalho de empresas de confecções;
       - No Laboratório de Informática, todos os alunos do fundamental dois são treinados a digitar com um método de digitação em computadores e receber as noções básicas de informática;
       - Na sala de manicure, as meninas são iniciadas aos cuidados e noções necessárias desta profissão.

      Finalmente o CAPP inicia um “despertar” para que os alunos possam escolher uma profissão para o seu futuro.

Rua Monfort, 10, Vila Rica-37901 003 - Passos, MG - Brasil - Fone: 3521 3979©Virtech Informática