(13-06-2011)


          Com o foco no encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho, o CAPP – Centro de Aprendizagem Pró-menor de Passos – vem ampliando o número de cursos pré-profissionalizantes, destinados a adolescentes mantidos pela instituição. De olho nas carências do mercado, desde março está sendo oferecido no CAPP um curso voltado à estética feminina. Dez garotas com idade entre 14 e 16 anos estão aprendendo depilação, serviços de manicure e pedicure, e se preparando como auxiliar de salão de cabeleireiro. A instrutora, Tereza Alves, Tez, possui experiência em escola técnica dessa área e afirma que o mercado de trabalho está em busca de profissionais de qualidade. O curso tem a duração de um ano letivo, mas já há pelo menos três salões aguardando as aprendizes. “Por serem jovens, mostram muito interesse em aprender e, em um curto prazo, seis meses, vão mostrar se são aptas para esse tipo de trabalho ou não.”

 

 

 

          A intenção do CAPP é que elas possam, com o tempo, ter uma qualificação e ajudar a aumentar a renda familiar. A instituição tem um salão montado, com equipamentos doados e adquiridos – lavatórios, secadores, chapas, escovas, autoclave para esterilização e até material de consumo, como esmaltes. Na parte de manicure, além da retirada de cutícula, finalização com esmalte, as alunas fazem unhas artísticas a partir de modelos retirados em revistas especializadas.

 

          “Tenho procurado qualificar essas meninas à altura dos salões de Passos” – afirma Tez, ao falar sobre o rigor do curso, que tem também prova escrita, quando são cobrados os conteúdos ensinados na parte teórica, como fisiologia do cabelo, práticas de higiene, entre outras coisas.

 

          Mantendo a credibilidade

 

         O supervisor pedagógico, Irmão Marcos Rodarte Júnior, comentou que o CAPP já possui credibilidade quanto a jovens que passam por suas oficinas e cursos e neste o rigor na formação está mantido. “Temos responsabilidade com o mercado. Aquelas que ao final não demonstrarem preparo, voltam a freqüentar o curso no ano que vem, se quiserem. Veja nossa oficina de costura. Quando as confecções requisitam, é porque confiam na formação que damos”

 

          A aluna Daniela Santos Rodrigues, de 16 anos, aluna do 1º colegial da Escola Estadual Tancredo Neves, está há poucas semanas no CAAP, por sugestão de uma assistente social, aproveitando o contraturno escolar. Ela comentou sua satisfação pela oportunidade que está recebendo. Além do curso de estética, faz bordado, costura e vai começar um curso de secretariado, também dentro do CAPP. “Acho que futuramente posso até montar meu próprio salão.”

 

           No salão

 

           Angelita Vasconcelos Maia, proprietária de um salão no centro da cidade, confirma o que a instrutora Tez falou sobre o mercado. Para ela, “a vaidade feminina está em alta”, ajudada pelo momento econômico. Com isso, quem tem experiência, como ela – que liderou a equipe de um salão por 12 anos – acaba optando por abrir seu próprio negócio. Ela aceitou em seu salão, como aprendiz, uma das alunas do curso do CAPP. Sandriele Aparecida dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual Neca Quirino, comenta que o CAPP, onde ela ficou por quase oito anos, teve grande influência em sua vida. “Quando entrei lá, comecei a ter um maior interesse por aprender, pensei no futuro” – afirma, descrevendo que se “apaixonou” pelo curso de bordado e de costura em máquina industrial. Para ela, a oportunidade do estágio está ajudando muito, pois se tiver intenção de permanecer na área terá mais experiência.

 

          Sandriele acredita, inclusive, que a atividade no salão “estimula sua capacidade de buscar objetivos” e não interfere no seu aprendizado formal, na “Neca Quirino”.

 

          Angelita diz que deposita nela toda a confiança, procurando tratá-la como uma profissional. “Aqui ela atende às clientes, serve cafezinho, cuida da esterilização, lava, hidrata e faz chapa em cabelos. Cobro responsabilidade e qualidade.”


Voltar
Rua Monfort, 10, Vila Rica-37901 003 - Passos, MG - Brasil - Fone: 3521 3979©Virtech Informática